Pousada Ilha do Jeff

Logo Principal2.fw
Represa.fw

HISTÓRICO DA REPRESA

A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo, precisamente no distrito de Balbina, no estado do (Amazonas. Cada uma das 5 unidades geradoras tem capacidade de geração de até 55 MW de energia elétrica, totalizando 275 MW.

Inaugurada no final da década de 1980, a usina é citada como um erro histórico por cientistas e gestores pela baixa geração em relação à área alagada, e pelas conseqüências disso. Balbina é apontada como problemática também no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global, a liberação de dióxido de carbono e metano é superior à de uma usina térmica de mesmo potencial energético.

E foi justamente esta grande geração de gás metano que deu origem ao segundo desastre ecológico na região. Em 1994 o reservatório foi esvaziado em função de grande pressão dos ambientalistas (como se esvaziar o reservatório pudesse desfazer o erro inicial) e esse ato insano gerou três conseqüências sérias;

– Primeiro a mortandade de milhões de peixes, incluindo é claro os Tucunarés que naquela época passavam de 5 kg fácil em qualquer pescaria.

– Segunda conseqüência foi expor todo este gás metano em plena atmosfera. O gás é gerado pela decomposição de matéria orgânica da floresta alagada, que antes do ezvaziamento, era contido pelo espelho d’água.

– Terceira conseqüência , um grande incêndio que dizimou o que restou de floresta sobrevivente no espelho d’água, gerando uma paisagem ao mesmo tempo bonita e desoladora.

A represa antes do incêndio de 1994